top of page

Caroline Lucirio

Psicóloga e Psicanalista

CRP: 05/55434

Sou Caroline Lucírio, psicóloga pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e especializada em Psicanálise, Perinalidade e Parentalidade no Instituto Gerar. Atuo com psicanálise de bebês e seus cuidadores, com a identificação de bebês com risco para TEA e intervenção precoce para estimulação destes bebês e seus cuidadores. Além disso, atuo com pacientes gestantes e no pós-parto e com pacientes e famílias em tratamento de fertilidade ou adoção.

Principais ​Áreas de Atuação

Atendimento Especializado na Gestação

Pós-Parto

Pessoas em Tratamento de Fertilidade e/ou Adoção

Intervenção Precoce com Bebês em Sofrimento Psíquico 

Intervenção Precoce com Bebês com Sinais de Risco para TEA

Formação

  • Graduação em Psicologia no Instituto Presbiteriano Mackenzie 

  • Especialização em Psicanálise, Perinalidade e Parentalidade no Instituto Gerar

  • Aprimoramento em Psicologia na Maternidade pelo Hospital São Luiz Rede D’Or (perinatologia, puerpério, UTI neonatal, pacientes em tratamento de fertilidade)

  • Possui capacitação para aplicação de instrumentos de avaliação, do protocolo PREAUT - identificação de sinais de risco para autismo em bebês

  • Formação em intervenção clínica psicanalítica com bebês e seus pais

  • É membro fundador e compõe o Conselho Administrativo da associação francesa La Cause des Bébés no Brasil

Quando Procurar um Psicanalista?

A busca por um psicólogo ou psicanalista para bebês, crianças e adolescentes pode ser motivada por diversos fatores, como dificuldades emocionais, comportamentais, relacionais, escolares ou de desenvolvimento. Alguns sinais que podem indicar a necessidade de ajuda profissional são: alterações no humor, no sono, na alimentação, no controle esfincteriano, na interação afetiva, na autoestima, na motivação, na aprendizagem, entre outros. Além disso, situações de trauma, perda, luto, violência, divórcio, mudança de rotina, também podem afetar o equilíbrio emocional e o bem-estar das crianças e adolescentes. O psicólogo ou psicanalista pode auxiliar na prevenção e redução do sofrimento, oferecendo ferramentas e estratégias para lidar com os desafios da vida, favorecendo o desenvolvimento saudável e o autoconhecimento. O ideal é que os pais ou responsáveis procurem um profissional qualificado e de confiança, que possa acolher e orientar a família, respeitando as singularidades de cada caso.

Conheça a Arandu

bottom of page